Estrutura Curricular recomendada
Disciplinas Gerais
1º Trimestre
Disciplinas Específicas
2º Trimestre
Disciplinas Eletivas
3º e 4º Trimestre
- Métodos Matemáticos*
- Biofísica Geral*
- Bioestática e Planejamento Experimental
- Metodologia Científiica
*Os alunos ingressantes devem cursar pelo menos 01 disciplina em função da sua formação básica
Cursar 04 disciplinas, uma em cada grande área:
- Biocomputação
- Bioeconomia
- Bioengenharia
- Biossistemas
DISCIPLINAS GERAIS COMUNS:
Métodos Matemáticos - 30h
Biofísica Geral - 30h
Bioestatística e Planejamento de Experimentos - 30h
Metodologia Científica - 30h
DISCIPLINAS ESPECÍFICAS:
ÁREA BIOCOMPUTAÇÃO
Computação Científica Aplicada a Biossistemas - 30h
Bioinformática - 30h
Análise Multivariada de Dados Estatísticos - 30h
ÁREA BIOSSISTEMAS
Sistemas biomoleculares e celulares - 30h
Circuitos metabólicos - 45h
Instrumentação e Medição de Sistemas Biológicos - 30h
Princípios de Biotecnologia molecular e farmacêutica - 45h
Princípios de Biologia Sintética - 30h
ÁREA BIOENGENHARIA
Sistemas Celulares Microbianos - 45h
Engenharia de Fermentações - 45h
Engenharia Enzimática - 30h
Separação e Purificação de Biomoléculas - 45h
BIOECONOMIA
Bioeconomia - 45h
Dinâmica da Inovação - 45h
Prospecção Tecnológica - 45h
DISCIPLINAS ELETIVAS:
ÁREA BIOCOMPUTAÇÃO
Métodos Numéricos Aplicados a Biossistemas - 30h
Fenômenos de Transporte Aplicados a Biossistemas - 30h
Modelagem e Simulação de Processos Biotecnológicos - 30h
Fundamentos em Aprendizado de Máquina - 30h
Dinâmica e Controle de Bioprocessos - 30h
Dinâmica Molecular para Biossistemas - 30h
ÁREA BIOSSISTEMAS
Sistema de expressão heteróloga de proteínas - 30h
Redes metabólicas - 30h
Biologia Molecular Avançada - 30h
Modelos in vivo: princípios e prática - 30h
Bioquímica Metabólica Microbiana - 30h
Ultraestrutura celular - 30h
Biologia de Sistemas no contexto de doenças crônicas - 30h
ÁREA BIOENGENHARIA
Bioenergia e Biocombustíveis - 30h
Ementa: Matriz energética nacional e mundial. Política energética e sustentabilidade. Formas e fontes de energia. Geração e transmissão de energia. Energias alternativas. Produção de biomassa. Balanços materiais e energéticos. Aspectos econômicos, sociais e ambientais. Combustíveis fósseis e biocombustíveis. Fontes e composição de matérias primas. Tecnologias do uso da biomassa. Tecnologias de produção de biocombustíveis. Análise e certificação. Aproveitamento de co-produtos e valorização de resíduos. Aspectos econômicos, sociais e ambientais.
Biomateriais - 30h
Ementa: A disciplina visa permitir ao pós-graduando compreender a história e importância dos biomateriais, bem como sua composição estrutural, desenvolvimento, caracterização físico-química e biológica. Para isso, a disciplina apresenta como ementa: Definição e classificações de biomateriais. Materiais metálicos e poliméricos. Materiais cerâmicos e compósitos. Biocompatibilidade, bioatividade e biofuncionalidade. Materiais biodegradáveis. Materiais para liberação controlada de fármacos. Análise da interface implantes/biomateriais. Modificação de superfícies em biomateriais.
Biorreatores - 30h
Ementa: Histórico e evolução da Biotecnologia e relação com os vasos reacionais. Biorreatores e sua relação com a natureza das matérias-primas, micro-organismos, condução de bioprocesso. Cinética do crescimento celular e formação de biofilmes. Bioprocessos com células imobilizadas. Catálise homogênea e heterogênea. Cultivo com células animais, vegetais e recombinantes. Catálise enzimática. Configuração de biorreatores convencionais e não-convencionais: estudos de caso. Controle e instrumentação: biossensores. Variação de escala.
Biocatálise e Enzimologia Aplicada - 30h
Ementa: Introdução a enzimologia (histórico, funções, nomenclatura). Produção de enzimas em bioprocessos: enzimas de origem vegetal e animal, enzimas de origem microbiana. Técnicas fisicas e químicas de caracterização de enzimas. Quantifição, fracionamento e purificação de enzimas (espectroscopia, eletroforese em gel, cromatografia de afinidadade, centrifugação, espectroscopia de massa-eletrospray, raio-x, cristalografia). Imobilização de enzimas – Suportes, Eletrodos enzimáticos, Biosensores, catalisadores híbridos. Bases químicas para o entendimento dos mecanismos de biocatálise. Cinética e mecanismos de catálise enzimática. Bioconversão. Reatores enzimáticos. Métodos de quantificação de enantioseletividade (conceito de E-value). Emprego da tecnologia do DNA recombinante em estudos mecanísticos. Bioprospecção de enzimas de valor biotecnológico. Aplicações de biocatalisadores em diferentes setores industriais (enzimas terapêuticas, enzimas na indústria alimentícia, enzimas como reagentes, enzimas na conversão de biomassa, enzimas em catálise ambiental, enzimas em cosméticos, enzimas em papel e fibras têxteis).
Fenômenos de superfície - 30h
Ementa: Leis da termodinâmica (energia interna e entropia). Potenciais termodinâmicos (entalpia, energia livre de Helmholtz, energia livre de Gibbs, potential químico). Classificação de sistemas coloidais. Interações intermoleculares (efeito hidrofóbico e hidrofílico). Tensões interfaciais. Propriedades de superfície (ângulo de contato e molhabilidade, flotação, detergência, adsorção); Potenciais de superfície e eletrodos. Teorias da dupla camada elétrica. Fenômenos eletro-cinéticos; Propriedades de transporte (efeito do peso molecular, carga e campo elétrico). Fatores de estrutura e forma (espalhamento de energia). Estabilidade de emulsões, espumas (tipos de micelas formadas).
Bioinstrumentação e controle de Bioprocessos - 30h
Ementa: Bioinstrumentação – Biossensores: definição, considerações no seu desenvolvimento, agentes seletivos usados na sua confecção, fatores de desempenho e tipos de biossensores. Biossensores eletroquímicos: técnicas para imobilização de biomoléculas na produção de eletrodos biológicos, técnicas de funcionalização da superfície dos eletrodos. Evolução na produção de genossensores, sensores enzimáticos e imunosenssores. Biossensores e nanotecnologia. Áreas de aplicação e perspectivas. Controle de bioprocessos- Aspectos gerais relativos à instrumentação e controle de bioprocessos. Sensores físicos e químicos, sensores on-line para medição das propriedades celulares do meio, métodos de detecção de substratos e produtos, inibidores e íons, análise de componentes intracelulares. Introdução ao controle de bioprocessos, vantagens, automação e telemetria de processos e aspectos gerais de um projeto de sistema de controle de processos. Sensores Virtuais.
Biossegurança e aspectos legais em Biotecnologia - 30h
Ementa: Definições de biossegurança, riscos físicos, químicos, biológicos e radioativos, biossegurança em laboratórios de pesquisa, biossegurança na produção de biofármacos e em biotecnologia industrial, biossegurança em organismos transgênicos, biossegurança com radioisótopos. Transporte de material biológico. Descarte de resíduos biológicos. Lei de biossegurança e suas implicações. Lei de biodiversidade e suas implicações- lei de acesso ao patrimônio genético, ao conhecimento tradicional associado.
Imobilização e enzimas e células - 30h
Ementa: Introdução a enzimologia (histórico, funções, nomenclatura). Produção de enzimas em bioprocessos: enzimas de origem vegetal e animal, enzimas de origem microbiana. Técnicas fisicas e químicas de caracterização de enzimas. Quantifição, fracionamento e purificação de enzimas (espectroscopia, eletroforese em gel, cromatografia de afinidadade, centrifugação, espectroscopia de massa-eletrospray, raio-x, cristalografia). Imobilização de enzimas – Suportes, Eletrodos enzimáticos, Biosensores, catalisadores híbridos. Bases químicas para o entendimento dos mecanismos de biocatálise. Cinética e mecanismos de catálise enzimática. Bioconversão. Reatores enzimáticos. Métodos de quantificação de enantioseletividade (conceito de E-value). Emprego da tecnologia do DNA recombinante em estudos mecanísticos. Bioprospecção de enzimas de valor biotecnológico. Aplicações de biocatalisadores em diferentes setores industriais (enzimas terapêuticas, enzimas na indústria alimentícia, enzimas como reagentes, enzimas na conversão de biomassa, enzimas em catálise ambiental, enzimas em cosméticos, enzimas em papel e fibras têxteis)
Processos em biorrefinaria - 30h
Ementa: A importância do uso da biomassa em substituição e/ou em complemento às fontes fósseis. Potenciais matérias primas. Definição de biorrefinaria e suas diferentes plataformas tecnológicas. O conceito de Biorrefinaria integrada associado à Bioeconomia/Economia Circular. A Plataforma Bioquímica. Processos de pré-tratamento da biomassa. Processos enzimáticos. Produção de açúcares C5 e C6. Processos fermentativos. Concepções tecnológicas. Etanol de primeira e segunda geração. A alcoolquímica em substituição à petroquímica. Biogás por digestão anaeróbica. Produção de lignina. A Plataforma Termoquímica. Pirólise da biomassa. Produção de bioóleo. Geração de gás de síntese e de hidrogênio. Reforma com vapor. Síntese de Fischer-Tropsch. Biocombustíveis sintéticos. A rota BTL (biomass to liquids). Biodimetiléter. A Plataforma Oleoquímica. Potenciais óleos vegetais. Rotas de transformação de óleos vegetais. Esterificação e transesterificação de óleos vegetais. FAME. A gliceroquímica. Coprocessamento de biomassa em refinarias existentes. Coprocessamento de óleos vegetais. Coprocessamento de bioóleo de pirólise. HVO. Green diesel.
ÁREA BIOECONOMIA
Empreendedorismo, Ciência e Tecnologia - 45h
Ementa: A disciplina ensina os principais passos para o processo de empreender e possibilita que o aluno coloque a metodologia em prática imediatamente ou no futuro. Os alunos são estimulados a trazer seus próprios projetos e a testá-los utilizando a metodologia ensinada. O formato mescla aulas teóricas, dinâmicas, discussões em grupo baseadas em leitura da bibliografia recomendada e busca ativa do encaixe problema-segmento-solução. Conteúdo programático: Por que empreender? O dilema do fundador. Sócios. Conceitos básicos e tipologias de startup. Tipos de empresas e tipos de financiamentos. Pesquisa secundária e pesquisa primária. Customer discovery, segmentação de mercado, encaixe problema-segmento. Especificação do produto e proposta de valor. Encaixe problema-solução. Business model canvas: o que é, como e por que utilizá-lo.
Estruturação de Novos Negócios em Bioeconomia - 30h
Ementa: Trata-se de uma disciplina aplicada em que, a partir de uma ideia inicial vista como oportunidade (um recurso disponível, uma tecnologia, uma demanda identificada), os alunos deverão construir uma proposta de um novo negócio em bioeconomia. Para a identificação da oportunidade, além de pesquisas e ideias dos alunos participantes, serão convidados pesquisadores das demais áreas de concentração do programa para exporem os trabalhos que julgarem com potencial para desenvolvimento. A disciplina será assim um espaço de interação da área de bioeconomia com as demais áreas do programa.
Economia Circular e Reestruturação das Cadeias Produtivas - 30h
Ementa: Visão e Histórico da economia circular: O que é Economia Circular? Evolução do conceito (visão linear x economia circular). Principais antecedentes da economia circular (ecologia industrial, economia azul, cradle-to-cradle). A cadeia de design e suprimentos sob a ótica da economia circular: escopo da cadeia de suprimentos na economia circular. Terminologia e elementos da cadeia. Frameworks de economia circular: Modelos e frameworks da economia circular, tais como ReSOLVE e outros. Modelos comerciais e modelos operacionais circulares. Modelos de negócios de economia circular: Tendências e drivers de mudanças. Capacitores, aceleradores e barreiras para adoção de modelos de negócios circulares. O impacto da economia circular no mercado de biocombustíveis e bioprodutos: O impacto nas diversas indústrias como alimentos, agricultura, têxtil, materiais elétricos e eletrônicos de consumo, entre outras. Estratégia e planejamento da cadeia de suprimentos (upstream, midstream e downstream).
Ciência e Estratégias Negociais de Biotechs - 30h
Ementa: Visa discutir fronteiras do conhecimento tecnológicas atuais e em desenvolvimento no segmento de biotecnologia e biofarmácia. Estruturação e financiamento de biostartups. Avaliação de Oportunidades e riscos. Estudos de casos.
Gerenciamento de projetos experimentais - 30h
Ementa: Planejamento de projetos. Valoração e riscos e objetivos. Milestones e decisões Go/No Go. Gestão de recursos. Gestão de riscos e tomadas de decisão. Softwares para gestão de projetos. Disciplina prática em que os alunos farão estudos de casos e trabalharão na gestão dos seus próprios projetos.