o Programa
Áreas de Concentração
Biocomputação
A Computação Científica na Área Biotecnológica é essencial para se estender cada vez mais as fronteiras da área. Ela permeia desde a Matemática, Estatística e Algoritmos para padronização dos conhecimentos discentes indo a Modelagem e Aprendizado de Máquina em Bioprocessos e Biossistemas, gerando uma maior especificidade em Bioinformática e Modelagem Biomolecular.
Linha de pesquisa:
- Métodos Computacionais Aplicados
- Bioinformática e Modelagem Molecular
- Métodos Estatísticos
Biossistemas
Esta área visa compreender os sistemas vivos encarando-os, na sua essência, como resultado de fluxos de massa, energia e informação, que variam no tempo, no espaço e na dependência do ambiente, alterando os comportamentos e reações em resposta ao meio envolvente. Ela tem sido, em muito, impulsionada pelo desenvolvimento de metodologias experimentais que surgiram após a divulgação da sequência de genomas de muitos seres vivos, tais como a análise da expressão genética ao nível do RNA (análise do transcriptoma) e ao nível das proteínas (análise do proteoma); a análise dos metabólitos numa célula (análise do metaboloma); e uma série de outras metodologias, geralmente designadas por “ômicas”, ferramentas representativas da Biologia Sintética na construção e melhoria de novos agentes biológicos ultrapassando os limites impostos em termos de produtividade e biossegurança.
Linha de pesquisa:
- Bioengenharia Molecular
- Análise de Redes Metabólicas
- Métodos Biofísicos Aplicados a Biossistemas
Bioengenharia
Área interdisciplinar focada na aplicação de princípios de engenharia para analisar sistemas biológicos e resolver problemas na interface destes – plantas, animais ou microrganismos – com máquinas, estruturas, processos e instrumentação projetados pelo homem, permitindo integrar conhecimentos para a ampliação de escala e aumento de produtividade dos processos. Adicionalmente, a bioengenharia tem o objetivo de fabricar e/ou obter novas possibilidades biológicas, para além das combinações e interações gênicas naturais e abrir espaços para a expansão da bioeconomia, ultrapassando os limites impostos pelos rendimentos que na prática ainda se encontram distantes dos teóricos possíveis.
Linha de pesquisa:
- Conversão Bioquímica de Biomassa
- Engenharia e Tecnologia de Bioprodutos
- Separação e Recuperação em Biossistemas
Bioeconomia
A área de concentração em Bioeconomia está estruturada em dois eixos. O primeiro eixo tem como objetivo a compreensão da Bioeconomia no contexto das transformações da sociedade na busca de formas sustentáveis de atendimento das necessidades humanas. Nesse eixo, a área de concentração se propõe a fornecer uma base de conhecimento em nível avançado em temas como bioeconomia, economia e gestão da inovação, empreendedorismo, economia circular, bioinovação e prospecção tecnológica. Essa base de conhecimento deve permitir aos mestrandos e doutorandos desenvolver projetos de pesquisa originais na área de concentração. O segundo eixo de estruturação da área de concentração em Bioeconomia tem como objetivo contribuir para formar pesquisadores com vocação empreendedora. Nesse eixo, serão desenvolvidas disciplinas tratando de temas como Empreendedorismo, Ciência e Tecnologia; Ciência e Estratégias Negociais de Biotechs e Estruturação de Novos Negócios em Bioeconomia.
Linha de pesquisa:
- Gestão Biotecnológica
- Bioeconomia Circular
- Empreendedorismo
Corpo Docente
Nosso corpo docente é formado por especialistas altamente qualificados em diversas áreas, com ampla experiência acadêmica e prática, comprometidos em oferecer ensino de excelência. Para conhecer todos os professores de cada matéria, basta clicar nas disciplinas listadas, onde você encontrará informações detalhadas sobre os docentes responsáveis por cada uma